quinta-feira, 5 de março de 2009

BOLO - parte II













TRADIÇÃO

O bolo de casamento teve a sua origem numa antiga tradição romana que consistia em partir um pequeno pedaço de pão doce sobre a cabeça da noiva, a fim de lhe desejar fertilidade. Já na Idade Média, surgiu o bolo de noiva de “andares”. Era costume os convidados trazerem pequenos bolos que eram colocados uns em cima dos outros. Os noivos tentavam, então, beijar-se sobre os bolos sem os derrubar para dar sorte e prosperidade. Hoje em dia o bolo de noiva já é bem mais elaborado, com camadas múltiplas e rico em recheios e decorações, embora o ritual de dividi-lo pelos familiares e amigos se mantenha, compartilhando assim o desejo de boa sorte para o casal.


TAMANHO

Deve-se calcular aproximadamente 100 gramas de bolo por pessoa. É importante lembrar que nem todas as pessoas comem o bolo, assim se sua festa for para 400 convidados pode fazer um bolo para 300 pessoas.


RECHEIOS
Os mais pedidos são baba-de-moça, damasco, doce de leite, geléia de frutas e brigadeiro. Mesmo as opções sendo várias, procure não misturar muitos sabores para o bolo não ficar enjoativo. Deixar as nozes e castanhas para o inverno e os ingredientes mais leves para o verão.

Um comentário: