terça-feira, 28 de junho de 2011

Fernando Lutterbach Fotografia Autoral e Promoção

Uma das missões deste blog é garimpar profissionais e apresentá-los a vocês. Sempre trago fornecedores escolhidos a dedo e que eu conheça o trabalho. E nestas andanças a procura de nomes novos encontrei o fotógrafo Fernando Lutterbach. Uma foto aqui, outro ensaio alí e eu já estava a procura de mais informações sobre seu trabalho. Foi sua sócia, com um texto super fofo, que me contou como a fotografia surgiu na vida do Fernando. Seguem as palavras da Carolina:

Fotógrafo e Autor
Por Carolina Godoi*

Quando seus olhos infantis passeavam pelas revistas de super-heróis trazidas pelo pai, Fernando não sabia que ali era o começo de sua carreira como fotógrafo. O que ele queria era ser todos e cada um dos heróis, ter poderes, ser forte e indestrutível. Gostava da ação e da adrenalina que sentia ao perceber que eles resolviam tudo numa fração de segundo. O que o encantava mesmo, porém, não era a espada, nem o escudo ou a capa esvoaçante, mas a câmera de Peter Parker, identidade secreta do Homem-Aranha. Daí, bastou um tio chegar do exterior com uma Nikon profissional para que Fernando decidisse que ia salvar o mundo com ela. Os adultos ignoraram a seriedade daquela decisão tomada do alto de seus cinco anos de idade, e ele acabou ganhando da avó uma Kodak Xereta. Não ficou nem um pouco satisfeito.

Fernando teria que esperar mais de dezesseis anos até que se reencontrasse com esta decisão e pudesse fazer algo dela. Enquanto isso estudou jornalismo, ensaiou alguns textos para o jornal da PUC, mas como Parker acabou fotografando em vez de escrever. E então, foi monitor no laboratório de fotografia da faculdade, numa época de negativos e ampliações manuais feitas numa sala escura. Em seguida, passou alguns anos desenvolvendo fotojornalismo no jornal O Tempo, até decidir seguir carreira solo. Tornara-se fotógrafo.

Depois de quase doze anos fazendo fotos dos mais variados temas, ele foi surpreendido por aquilo que o toca no mais íntimo de sua alma e de seu corpo: a fotografia de casamento. Esta descoberta permitiu-lhe fazer fotos que trazem a marca de seu estilo, um traço exclusivo. Diante deste objeto, o casal, Fernando é capaz de captar o que há de mais peculiar. Torna-se autor. Não sabemos por que, e provavelmente ele também não saiba, mas é ali que todo o seu talento se apresenta e seu olhar capta o detalhe mais singular, o que estava escondido sob o véu do esquecimento, do pudor ou da prudência. O casal revela-se único, jamais captável por outro: um par ímpar, incomparável. E no mesmo ato, na fração de segundo de um clique, o fotógrafo também se revela. Em pequenos fotogramas vai inventando sua história particular do herói possível que fez de si.

*Carolina Godoi é jornalista, colunista e sócia da Lutterbach Fotografia Autoral

  PROMOÇÃO
E como noiva adora uma promoção, o estúdio  Lutterbach Fotografia Autoral está oferecendo uma mais que especial para as leitoras do blog:

Válido para as primeiras dez noivas que fecharem o contrato à vista! Ganhe 10% de desconto, e especialmente para as leitoras do blog, uma e-session e um ensaio externo do casal com duração de duas horas em local a ser definido em conjunto.

Agende seu horário pelo email: contato@lutterbachfotografia.com.br
Esta promoção é válida de até o dia 31 de julho.

10 comentários:

  1. Muuuuuito bom!


    Um beijo =)

    www.fuxicodenoiva.com.br
    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho e lindíssimo texto!!

    ResponderExcluir
  3. Recomendo muito!!! Se a amostra já é boa, vocês não imaginam o trabalho completo... Foi muito divertido ser fotografada pelo Fernando e, agora, temos a árdua tarefa de selecionar as fotos mais bonitas para o álbum. Vai dar muito trabalho!!! Bjos pro Fernando, Carol e Romina, Fernanda Dias (a noiva das 3 fotos acima!)

    ResponderExcluir
  4. Oi Romina, muito obrigado pelo post, adorei ver minhas fotos aqui. Fernanda, eu também adorei fotografar vc e o Mateus, boa sorte na escolha das fotos. Bjs pra vcs.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda,
    Suas fotos ficaram lindas e você uma noiva mais linda ainda. Estou amando as fotos do Fernando.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Fernando,
    Sou eu quem agradeço por poder dividir com as leitoras do blog um talento como o seu.Beijo

    ResponderExcluir
  7. Lazaro lambertucci5 de julho de 2011 20:45

    Muito bom mesmo!!!
    Parabéns..

    ResponderExcluir
  8. Lázaro o Fernando é um talento. Dá um pulo no blog dele que verá coisas lindas.Beijo

    ResponderExcluir