segunda-feira, 6 de abril de 2009

Véus


Retirei estas dicas do livro Casamento Pret'a Porter da Alba Noschese. O livro da Alba é excelente. Nele vocês encontrarão muitas informações para noivas que querem fazer um casamento com personalidade e inspiração.

"APENAS UM TOQUE
Quando o véu é pequenino e não alcança os ombros. Muitas vezes esse véu era tudo o que a noiva usava em um casamento em situação de emergência ou surpresa. É aquele toque de tule que aparece em filmes, quando o mocinho e a mocinha resolvem se casar antes que ele parta para guerra.

NA ALTURA DOS OMBROS
Preso no alto da cabeça, ele alcança os ombros. Algumas vezes esse véu fica embaixo do grande véu, como uma armação para suportar o peso do maior e ajudar a criar volume.

PELOS COTOVELOS
É um comprimento bonito para quem quer usar um véu mais curto. Pode ser montado em várias camadas sobrepostas, sendo as de cima sempre um pouco mais longas que as de baixo. Deve ser confeccionado em um tule muito delicado e fino para que não lembre os hábitos das religiosas.

DE PAR COM O BUQUÊ
Acompanha a posição dos braços e das mãos que seguram o buquê, sempre um pouco abaixo da cintura. Não é comum nos dias de hoje por lembrar as pelerines de antigamente.

ATÉ O CHÃO
Desce da cabeça ao chão, um pouco mais longo do que a barra do vestido. Um véu "pula brejo", mais curto que o vestido, é um desastre, pois compete com a forma do vestido.

TIPO CAPELA
É o véu que chega ao chão e continua uns cinquenta centímetro a mais que o comprimento do vestido, mesmo que este não tenha uma causa.

MODELO CATEDRAL
Escorrega pelo chão um metro e meio a mais do que o tipo capela.

REAL COMO DAS RAINHAS
São véus muito longos, que ultrapassam a cauda do vestido e se estendem alguns metros atrás da noiva.

Essas classificações não servem como julgamento de valor. O véu deve, sempre, conversar intimamente com o vestido, com a noiva, cerimônia e festejos. Já vi véus longuíssimos e maravilhosos em noivas com vestidos muito simples, e noivas lindas que não usaram véu. Seu uso é restrito ao dia do casamento e uma marca indelével da noiva, no momento e nas fotos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário